Home
Quem Somos
Oftalmologia
Otorrino
Cuidado com os olhos
Equipe Médica
Informativo
Ponto de Vista
Novidades
Atendimento ao Cliente
Trabalhe Conosco
fone_consultas

 

index08-hope-esperanca

 

 

Novidades
Notícias
08.08.2011

A última palavra em transplante de córnea

Dr. Ronald Cavalcanti, Dr. Cesar Carriazo, Dra. Liana Ventura e Dr. Marcelo Ventura

O Hospital de Olhos de Pernambuco (HOPE) ofereceu curso, nos dias 5 e 6 de agosto, sobre transplante lamelar anterior de córnea com o aparelho mais atual para a realização deste tipo de cirurgia.

 O estado de Pernambuco tem atualmente um total de 1.317 pacientes na lista de espera para transplante de córnea. Desde o início do ano, 327 cirurgias foram realizadas. Os dados, da Central de Transplantes de Pernambuco - vinculada à Secretaria Estadual de Saúde - estão atualizados até o mês de julho. Apesar do aumento no quantitativo de transplantes em relação ao mesmo período de 2010 (274 operações), a diferença entre o numero de pacientes e de cirurgias realizadas ainda é grande. A tecnologia, entretanto, anda cada vez mais de mãos dadas com os avanços tecnológicos. E o HOPE está trazendo uma significativa evolução na área.

 O primeiro curso de Transplante Lamelar de córnea oferecido pelo Hospital de Olhos de Pernambuco, nos últimos dias 5 e 6 de agosto, apresentou o equipamento mais atual do mundo para a função, o laser Amaris 750S. A técnica revolucionária criada pelo oftalmologista colombiano César Carriazo permite que se separem as lamelas (camadas) da córnea retirando dela apenas a parte doente. A iniciativa permite que uma mesma córnea seja aproveitada por até dois pacientes, o que pode acarretar na diminuição no tempo de espera pelos transplantes.

 Além de corrigir miopia, astigmatismo, hipermetropia e presbiopia (vista cansada), o Amaris 750S realiza transplantes a laser, com técnica conhecida como PALK.  Por meio dela, retira-se somente o estroma coreano (a parte doente da córnea), mantendo-se a membrana de Descemet e o endotélio. Os benefícios são a possibilidade do uso da córnea em até dois pacientes, recuperação visual mais rápida, menor risco de rejeição da córnea doadora e maior tempo de sobrevida do transplante, pelo fato de preservar as células endoteliais do paciente (receptor).

 O curso oferecido pelo HOPE, que aconteceu na unidade da Ilha do Leite, foi coordenado pela Dra. Roberta Ventura e destinado a oftalmologistas de todos os estabelecimentos e locais do país. Além de wet lab (treinamento rápido), houve apresentação de palestras com o Dr. César Carriazo e médicos da equipe do hospital como o Dr.Ronald Cavalcanti, Dra. Roberta Ventura e Dra. Daniela Endriss. Eles debateram temas como Evolução dos Transplantes de Córnea, Transplantes Lamelares Anteriores e Indicações Atuais.

 César Carriazo –  oftalmologista colombiano nascido no ano de 1967, conta com oito patentes de reconhecimento mundial no desenvolvimento de técnicas e tecnologias aplicadas na especialidade, em que se destacam a Queratoplastia lamelar com laser assistida por paquimetria (PALK, de acordo com a tradução pelo inglês). É membro fundador e presidente da Sociedade Latinoamericana de Cirurgia de Segmento Anterior e Refrativa (ALCRS), fundador e diretor científico do Centro Oftalmológico Carriazo, em Barranquilla, Colômbia.

 



Imprimir
    Ilha do Leite    
|
    Shopping RioMar    
|
    Shopping Recife    
|
    Shopping Guararapes    
|
    Shopping Plaza    
Rua Francisco Alves, 887 - Ilha do Leite | Recife - PE | Tel: 55 81 3302.2020 | CNPJ.: 40.881.302/0001-30